Por Que Não Um Dia de Ações de Graça?

Cada vez mais no Brasil, no mês de Outubro, vemos lojas com decorações macabras, crianças indo às festinhas fantasiadas de bruxas, fantasmas ou zumbis, além de “posts”, “stories”, ou seja, notamos cada vez mais a influência do “Halloween” (Dias das Bruxas). Comemoração que faz parte dos países de língua inglesa, muito divulgado pelos Estados Unidos da América, mais precisamente no dia 31, pelo jeito, agora muito comemorado por aqui, principalmente no sul e sudeste do Brasil.

Não estou levantando a questão de uma sociedade absorver uma cultura de outra sociedade, penso que se for uma ação, um pensamento, uma coisa que agrega valores, por que não? Também não estou levantando a questão do que é o “Halloween”, seus significados e tradições, isto daria outro artigo. O que me fez ficar pensativa foi o fato de que já que brasileiros querem se apropriar da cultura, principalmente americana, poderia se amoldar às comemorações que possam realmente acrescentar à coletividade brasileira.

Até porque um mês depois, exatamente na última quinta-feira do mês de Novembro, que este ano de 2017 foi comemorado dia 23, não vi em nenhum lugar alguém comemorando o “Thanking Days”, ou o Dia de Ações de Graças! Mas o dia posterior, mundialmente conhecido como “Black Friday” todo mundo comentou, anunciou, ampliou para “Black Week” até “Black Month”!

Se não é dia comercial não, não vale?

Eu entendo que o Dia de Ações de Graça não é um dia comercial, mas nós cristãos poderíamos mudar isso! Por que não? A Bíblia nos diz que é a vontade de Deus: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. ” (I Tessalonicenses 5.18) E sejamos sinceros, somos ingratos, muito ingratos Àquele que nos amou primeiro, que enviou teu único Filho para morrer em nosso lugar, que nos deu a salvação eterna e ainda nos prepara para morarmos com Ele! Qualquer cristão sensato sabe que por mais que agradecemos, louvamos e adoramos nunca será suficiente para agradece-lo, contudo, existir um dia especialmente para ser grato, separar um dia no meio de 365 dias, é especial, com certeza.

E gratidão é algo que sempre gostamos de receber, mas, infelizmente, pouco damos. Temos que mudar essa atitude o quanto antes! Ser grato a Deus, ser grato pelas pessoas que nos amam, pelo que temos, pelo que somos, etc. O povo de Deus, desde os tempos antigos, tem um dia separado para o dia de ações de graça, conhecido como “A Festa das Colheitas ou Seiga”, ou “Festa das Semanas” ou “Dia das Primícias dos Frutos” ou a mais conhecida para nós: “Pentecostes” (isso mesmo, a descida do Espírito Santo foi justamente em uma data que se comemorava um dia de ações de graças!).

Uma proposta

Penso que já coloquei vários motivos para separarmos um dia para fazer ações de graça. Então aqui faço uma proposta, ao invés de mandar nossos filhos fantasiados macabramente para a escola ou festinhas, e/ou gastar horrores comprando tudo pela metade do dobro, que tal separarmos um dia para sermos gratos uns com os outros e, claro, com Deus, que merece todo louvor, honra e glória!

 

Se você gostou desse artigo, você poderá apreciar:

5 Práticas Para Um Ano Novo (de Verdade)

As Maiores Vítimas Desse Mundo Cruel

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s