Ponderando sobre Ponderar

Visto que ponderar é um verbo transitivo, isto é: examinar, alegar, refletir, argumentar; vamos ponderar sobre o ponto de vista de refletir.

O rei Roboão, quando foi procurado por Jeroboão I, que pediu para que ele aliviasse o peso da servidão que seu pai Salomão impusera sobre a nação de Israel, estabeleceu um prazo para refletir (ponderar) sobre o pedido. Confira em  I Reis 12.

Roboão procurou duas linhas de conselheiros: uma era os anciãos que esteve com seu pai e a outra foi os jovens que cresceram com ele. O resultado foi dois conselhos distintos e opostos.

A imprudência do rei Roboão

Roboão agiu de forma imprudente, não refletiu sobre as consequências da sua decisão; não ponderou sobre nenhum dos conselhos, assim desprezou o conselho dos anciãos, apenas optou pelo o conselho dos jovens.

O conselho dos anciãos implicava em que o rei se despusesse a servir ao povo, isto é: ser compassivo e abrandar o fardo pesado que seu pai havia posto nos seus súditos. Roboão não achou boa a ideia de ser humilde, servir ao seu povo.

O conselho dos jovens transparecia prepotência, arrogância, força e autoritarismo, governar com mão ferro. Roboão gostou deste conselho, pois aparentemente lhe conferia mais autoridade, e sem refletir seguiu o conselho que lhe parecia lhe dar mais poder.

Conclusão

O resultado foi trágico, a divisão do reino em dois; dez tribos seguiram Jeroboão I, e apenas duas tribos ficaram com Roboão.

É muito importante ouvir os conselhos, mas é de suma importância (ponderar) refletir bem antes, para que se tome as decisões acertadas, e desta forma evitar traumas muitas vezes irreparáveis.

Por isso te convido a partir de hoje a refletir conosco, estarei sempre por aqui, especialmente na secção “Ponderando sobre Deus”.

 

 

SOBRE O AUTOR: O pastor José Maria do Nascimento é um Eletricista Industrial aposentado, ministro do Evangelho desde 1984, possui bacharel em Teologia pela IBETEL e professor de Teologia por 25 anos em São Paulo e no Paraná.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s