Quer crianças seguras e felizes? Elogie

Você já elogiou teu filho hoje? Não? Sério? Não há nada para elogiar em teu filho? Nenhuma atitude? Você pode mudar todo o futuro do teu filho com elogios sinceros e frequentes. Especialistas dizem que crianças elogiadas na infância tornam-se adultos seguros e felizes. Eu duvido que você não goste de receber um agrado inesperado, um simples “parabéns” pelo trabalho diário ou ser honrado por alguém pelo que tanto batalhou? Não é diferente com ninguém, nem com as crianças.

 Experiência dos cachos

            Meu filho é um moreno lindo (modéstia à parte), mas quando criança, ele não aceitava os cabelos cacheados dele, queria ter uma franja como o primo, da mesma idade. Não foi fácil, nem rápido, contudo, utilizando de elogios sinceros e diários sobre os belos cabelos pretos cacheados, eu deixava bem claro o quanto eu gostava (e gosto) do cabelo dele, mostrando referencias de outras crianças e homens importantes que possuem cabelos com cachos como o dele e que fazer cafuné entre os cabelos dele até me acalma até hoje. Hoje tenho um outro “problema”: ele ama tantos os cachos dele que só com muito esforço para querer corta-los.

Elogiar deveria ser um hábito

            Você pode estar pensando que isso é uma coisa corriqueira: uma mãe elogiar o filho. Infelizmente esta não é uma realidade de muitas crianças. Como professora tenho visto o quanto é falha essa parte entre pais e filhos. E isso torna-se um perigo eminente, pois se a criança não ouve elogios em casa, qualquer amabilidade na rua pode leva-la a trilhar caminhos nada bons.

            Nós professores repetimos o mesmo e velho discurso que habituamos a ouvir como alunos: dar uma bela bronca quando alguma coisa é feita de forma não compatível com o que se espera do aluno. Quando estagiei no Japão em 2016 por seis meses, observei que os professores japoneses preferem elogiar o que está bom para que seus alunos melhorem ainda mais, ao invés de criticarem o que estiver ruim ou errado. Utilizam muito a palavra “Ganbatte”, que em tradução livre seria “Esforce” ou “Faça o teu melhor”.

Quer formar um hábito: comece hoje

             Mudar o nosso jeito de lidar com nossas crianças pode ser muito complexo e há momentos que devemos ser mais firmes com os pequenos, mas em todo o momento? Acredito que não. Te convido a fazer uma experiência, sendo mãe, pai, responsável ou professor(a) a pensar sobre um elogio a fazer a teu filho ou teu aluno (nada de bem material hein!). Se você pensa que será difícil, que tal essas sugestões para começar:

  • Nada melhor que exaltar (sendo exemplo também) de valores tão primordiais na convivência em sociedade como respeito, amor e bondade.
  • Enalteça pelas atitudes positivas, quando falarem as “5 palavrinhas mágicas”, por exemplo (obrigado, por nada, com licença, por favor e desculpe-me).
  • Devemos honrarmos os esforços dos pequenos. Assim perceberão o quanto é importante se esforçar para alcançar os objetivos.
  • Teu filho, teu aluno tem alguma(s) habilidade(s) para ser(em) elogiada(s). Tente descobrir. Procure ressalta-la(s).

Porém há duas coisas importantes a não cometer:

  • Se a criança não merece ser enaltecida, não o faça. Apenas explique-lhe o que esperava como atitude correta.
  • JAMAIS elogie uma criança comparando-a com outras.

Especialistas dizem que crianças elogiadas na infância tornam-se adultos seguros e felizes.

Comece hoje, com um elogio por dia, daqui a pouco vai se tornar um hábito e as palavras amáveis virão automaticamente. E teremos filhos e alunos mais seguros e felizes… E, consequentemente, nós também.

Se você gostou desse artigo, poderá apreciar:

Todo Filho Precisa de Uma Mãe Que Ora

As Maiores Vítimas Desse Mundo Cruel

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s