Ponderando Sobre Detalhes

O que são detalhes?

Pormenores, particularidades, minúcias, pontos.

A Bíblia narra muitos fatos de forma tão sucinta, que para muitos leitores é como olhar para um lago apenas observando a superfície.

Quando mergulhamos no lago com a disposição de conhecê-lo então passamos a observar pontos, peculiaridades e pormenores.

Quando aplicamos este método na leitura e estudo das Sagradas Escrituras, com a ajuda do autor, que é o Espírito Santo, portanto o melhor intérprete, passamos a descobrir detalhes que nos enriquece o conhecimento de forma extraordinária.

Quando procuramos detalhes, a nossa procura nos leva a querer saber…

Quem, quando, onde, como e por quê?

Quem? É pronome interrogativo, dar a ideia de querer saber, dar a ideia de detalhes.

Quando? Advérbio de tempo, os fatos acontecem em um período de tempo.

Onde? Advérbio de lugar, os fatos acontecem em algum lugar.

Como? Advérbio de modo, os fatos acontecem de formas variadas.

Por quê? Advérbio interrogativo, dar a ideia de querer saber a causa dos fatos.

Vejamos este texto bíblico

“Tendo, pois, muitos empreendido pôr em ordem a narração dos fatos que entre nós se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princípio e foram ministros da palavra, pareceu-me também a mim conveniente descrevê-los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio, para que conheças a certeza das coisas de que estás informado.” Lc 1.1-4

Quando Lucas diz: “(…) havendo-me já informado minuciosamente de tudo desde o princípio.”

Ele investigou detalhadamente tudo a respeito dos fatos que Teófilo já tinha alguma informação, mas ainda não estava inteirado, isto é, não tinha os detalhes.

Muitas vezes adquirimos muitas informações a respeito de um fato, mas por falta de um detalhe, não conseguimos entender o todo.

Outras vezes não temos muitas informações sobre algo, mas um detalhe é suficiente para abrir o entendimento para compreensão do fato.

Uma das coisas que aprecio muito nos escritos de Lucas é o seu cuidado com os detalhes, especialmente no que se refere a cronologia, visto que o médico amado foi mais cronológico dos evangelistas.

As palavras “minuciosamente” e ”tudo”, nos dão as dimensões de pormenores e totalidade; isso significa que foram examinadas as particularidades de todos os pontos para se chegar a certeza das informações.

Detalhes

Não devemos desprezá-los por menor que seja, pois, muitas informações são prejudicadas por falta de detalhes, ou até mesmo existem, mas são ignorados.

Portanto fiquemos atentos aos detalhes.

SOBRE O AUTOR: O pastor José Maria do Nascimento é um Eletricista Industrial aposentado, ministro do Evangelho desde 1984, possui bacharel em Teologia pela IBETEL e professor de Teologia por 25 anos em São Paulo e no Paraná.

 

Se você gostou desse artigo, não deixe de ler:

Ponderando sobre ponderar

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s