Por que sou uma pessoa tão ansiosa?

Observando bebês, você pode perceber o quanto eles confiam em quem cuida deles, eles comem e bebem tudo o que lhes dão, por exemplo. Permitem que façam com eles tudo o que nem eles sabem como fazer, para que fazer e porque fazer, mas confiam que o resultado final é deixá-los limpos, confortáveis e com a barriguinha cheia. Não deveríamos ser assim também em relação a Deus? Mas não!

Quem, atualmente, não anda ansioso por alguma coisa?

Até crianças andam muito ansiosas!

Segundo o site de significados¹, “Ansiedade é um estado psíquico de apreensão ou medo provocado pela antecipação de uma situação desagradável ou perigosa. ” Ou seja, é uma preocupação excessiva, e como a própria palavra revela: pré-ocupação², ocupar-se antes da hora, desgastar-se sem saber se o que te preocupa, vai, realmente, acontecer!

Muito embora você e eu já sabemos de tudo isso, mas ainda sim, eu continuo ansiosa por algo que vai acontecer, ou não, ou se algo vai continuar acontecendo, ou não.

Eu já sei que tenho um Deus Soberano que cuida de mim? Tive muitas provas disso! Não “sabemos todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (…)”? (Romanos 8.28). Então porque continuo ansiosa? Pré-ocupada²?

Simples. Porque eu desvio os olhos de Deus, esquecendo-me de tudo o que Ele já fez e o que Ele pode fazer e fixo o olhar nas coisas que me trazem Ansiedade. Quando me dei conta disso, pensei em quanto eu estou pecando! Em quanto eu estou sendo ingrata!

Sim, eu estou errada, envergonhada, é como se eu não cresse que Deus fosse poderoso suficiente para me ajudar naquela questão em que ando ansiosa! É como se o Deus que eu creio pudesse resolver algumas coisas e outras não. Ele pode me fazer respirar todos os segundos, mas não pode dar a graça de me ajudar a educar bem meu filho, por exemplo?

Me sinto uma ingrata! Deus já me deu inúmeras provas de que Ele é Deus Onipotente, Onipresente e Onisciente, tanto em minha vida pessoal, quanto na vida de outras pessoas que me contaram, ou eu mesma vi os milagres realizados! E eu ainda continuo ansiosa? Por que? Por que sou uma filha ingrata!

Eu sei que a vida diária, as preocupações, os imprevistos e o próprio mal desse mundo podem nos tirar a paz, e muitas vezes, a fé também.

E mais uma vez vou citar um Deus que se tornou homem e passou por este mundo tenebroso: “Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo. ” (João 16.33)

Então, apesar das aflições, não devo esquecer o que Ele já fez e o que Ele pode fazer, porque eu sei que Ele pode me ajudar, auxiliar e até mesmo resolver aquilo que não está em meu alcance.

Ok, falar é fácil, quero ver não ficar ansiosa, pré-ocupada², concordo, por isso tenho me exercitado, nos momentos que a ansiedade vem, eu peço para que Ele, que pode tudo, tirar essa Ansiedade, esse medo do futuro dentro de mim e que eu tenha paz por confiar nEle.

E aí começo a entender o que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos filipenses: “Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Filipenses 4. 6-7) (grifo meu)

Ou seja, mesmo quando cheio de problemas aos meus olhos para resolver, se confiar em Deus, posso ter paz, que ninguém vai entender, talvez nem eu mesma!

 

A versão utilizada nas citações bíblicas são da Nova Almeida Atualizada.

  1. https://www.significados.com.br/ansiedade/
  2. A palavra preocupação e o verbo preocupar são escritos sem hífen, que foi colocado aqui neste texto para enfatizar o significado de preocupação antecipada.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s