Série: Os Atributos de Deus – Parte 2

Continuando a série sobre os Atributos de Deus, se você não leu a primeira parte , você pode ler:

Série: Os Atributos de Deus

Os Atributos Incomunicáveis de Deus

Asseidade

Deus é auto-existente, e não necessita de nada nem ninguém para continuar a existir, ou seja, Ele não depende de ninguém fora de si mesmo para ser o que é. A Asseidade de Deus está diretamente ligada à sua eternidade (Jeremias 10.10). Quando Deus disse a Moisés: Eu Sou o Que Sou; significa: Eu Sou o Que Vivo Por Mim Mesmo.

Eternidade

Deus sempre existiu, Ele não foi criado por ninguém e está acima de qualquer limitação de tempo. Ele não tem começo nem fim, e existe sem sucessão de momentos, ou seja, para Ele não existe passado, presente e futuro, pois seu presente é sempre a própria eternidade (Salmos 90.1,2). Foi Deus quem criou a eternidade, o tempo existe fora dele.

Unidade

Deus é um e que todos os atributos dele estão inclusos em seu ser o tempo todo. A doutrina da Trindade não contradiz esse princípio, pois as três Pessoas distintas formam um único Deus, ou seja, sua essência é indivisível (Deuteronômio  6.4 e 1 Coríntios 8.6).

Imutabilidade

Deus não muda jamais, ou seja, tanto Seu ser como Suas perfeições não sofrem qualquer alteração, e Ele não muda os Seus propósitos e promessas (Tiago 1.17).

Onipresença

Deus não é limitado de nenhuma forma pelo espaço. Ele está presente em toda parte com toda plenitude do Seu ser (Salmos 139).

Onipotência

Deus possui todo poder, seu poder é ilimitado. Deus é soberano e capaz de cumprir todos os Seus propósitos (2 Coríntios 6.18). Deus é o Todo-Poderoso, ninguém pode dizer: o que fazes? Ele é absoluto.

Onisciência

Deus conhece todas as coisas de modo completo e absoluto. Seu conhecimento não está sujeito a qualquer limitação. Ele não precisa pedir nenhuma informação, bem como nunca possui dúvidas (Salmos 147.5).

Soberania

Deus controla todas as coisas, pois Ele próprio é soberano e supremo sobre tudo e todos. Ele é quem governa o universo e conduz a História segundo os seus propósitos eternos. Também é importante saber que a soberania de Deus não anula a responsabilidade humana, e nem a responsabilidade humana descaracteriza as ações soberanas de Deus (Filipenses 2. 12,13).

Continua…

SOBRE O AUTOR: O pastor José Maria do Nascimento é um Eletricista Industrial aposentado, ministro do Evangelho desde 1984, possui bacharel em Teologia pela IBETEL e professor de Teologia por 25 anos em São Paulo e no Paraná.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s