Os dois autores Héctor García e Francesc Miralles querendo descobrir sobre a vida longa dos japoneses centenários, foram à fonte, não só ao país, mais especificamente um povoado na área rural do norte da ilha de Okinawa, conhecida como “a aldeia dos centenários”.
Desse moradores conseguiu descobrir o que eles chamam de “a filosofia IKIGAI – A Arte de Envelhecer Sempre Jovem”. Mas o que é esse IKIGAI? A tradução ao pé da letra seria “Vida Que Vale a Pena”, contudo a filosofia vai muito além de uma simples tradução e foi exatamente isso que Garcia e Miralles propõem no livro.
Se a intenção do leitor for de conhecer a filosofia, a arte, segredos ou o estilo (chame como quiser), é um bom livro, fácil de ler e compreender. Mas a obra vai além, há depoimentos dos centenários, dicas de dietas e, por fim, “Dez Leis do IKIGAI”.
Eu aprendi muito (amo livros que me acrescentam), agora é colocar em prática!
Algumas frases do livro:
“A obrigação de ajudar uns aos outros constitui para muitas pessoas um ikigai poderoso o suficiente para continuar vivendo.”
“A partir dos vinte anos, os neurônios começam a envelhecer, mas esse processo é retardado com trabalho intelectual, curiosidade e vontade de aprender.”
“Uma vida saudável e com um propósito pode nos ajudar a entrar para essa elite de super-heróis da longevidade.”
“A arte, sob todas as formas, é ikigai com o poder de nos dar felicidade e propósito de vida.”