Afinal o Que o Brasil Precisa?

                            Acredito que muitos já ouviram falar da campanha que o jornalismo da Rede de Globo de Televisão está fazendo por conta das eleições em outubro de 2018, em que as pessoas são convidadas a darem seus depoimentos com o tema “O Brasil que eu quero”. A ideia é que um representante das 5.570 cidades brasileiras tenha voz em rede nacional. (1)

                         O projeto recebeu críticas positivas e negativas, mas não quero entrar nesse mérito. Algumas das declarações são muito boas, verifica-se que são pessoas politizadas, e não estou falando de escolaridade, às vezes, não tiveram a oportunidade de estudar, mas que são bem informados e coerentes. Outros que repetem o velho discurso do “quero mais saúde, educação e segurança”, que todos realmente queremos, mas sem especificar nada (assim como os políticos).

                     O #detalhe que venho ponderando é sobre um terceiro grupo de depoimentos (não, não são as pessoas que falam o português de forma peculiar, eu os corrijo mentalmente apenas rs).

                             Há algumas pessoas que pensam pequeno, pensam que o futuro do Brasil vai melhorar se arrumarem a rua da casa dela! Sério isso mesmo!? O Brasil que eu quero é que minha rua fique bem asfaltada? Só isso que precisa melhorar? Tudo estará resolvido se eu não sujar meus sapatos? Se eu penso que tem que asfaltar a rua? Claro que tem. Mas um país, o BRASIL, depende de uma rua asfaltada para ser um país de primeiro mundo? Esse foi um dos muitos exemplos mesquinhos que percebi nessas afirmações sobre #oBrasilqueeuquero. E essa não foi a pior.

                              A primeira vez que escutei a  frase abaixo, eu fiquei estarrecida, será que ouvi direito? Porém depois ouvi várias vezes de outras pessoas! Então entendi que é como as pessoas pensam e verdade!!!

“O Brasil que eu quero é um país com menos corrupção. ”

                          O que??? Menos corrupção? O que é menos corrupção? Paulo Maluf? Que o povo vive dizendo que “rouba mas faz”? NÃOOOOOO. PELOAMORDEDEUS! O Brasil que eu quero é um país SEM corrupção! É uma utopia? Talvez! Mas se é um desejo que seja SEM corrupção e não COM MENOS corrupção. A corrupção mata pessoas.

                           A corrupção mata diretamente quando o dinheiro desviado poderia ter ido para a saúde ou segurança, (se eu for citar exemplos, como estradas mal administradas que causam tantos acidentes etc., teria que escrever um livro e não um artigo).

                          A corrupção mata indiretamente, quando não é investido em educação e há analfabetismo, evasão escolar, formando cidadãos incapazes de analisar, criticar, votar bem e exigir dos três poderes estabelecidos pela constituição. O que é propício para quem quer continuar corrompendo e sendo corrompido, claro que com ganho em ambas partes. Lamentável.

                    O Brasil que eu quero é um país que mude não só superficialmente com planos mirabolantes e nem tão pouco com super-heróis, eu acredito que um país pode ser mudado, mas pelas raízes, com a educação. Parece clichê, contudo, conheço dois exemplos de como isso pode mudar completamente uma nação.

                           A Coreia do Sul que após guerra em menos de 10 anos, pela educação, conseguiu se tornar uma das potencias do Oriente. Alcançando a posição de melhor universidade da região desbancando a universidade japonesa. (Parece que até a seleção sul-coreana de futebol está bem melhor, afinal mandou a seleção da Alemanha embora da Copa de 2018! rs)

                             E o outro exemplo que conheci, quando estive estagiando no Japão, é que quando o governo encontra uma falha na sociedade, onde ele investe? Na educação, principalmente no ensino fundamental. É assim que um país cresce, evolui e torna-se um gigante.

                            O Brasil que eu quero? Eu quero um país que invista em educação e, claro, Deus como Senhor da nação.

                                  Para que possamos ver se cumprir em nossa pátria amada o que está escrito na bandeira nacional: ordem e progresso.

Seria uma evolução!

 

(1) Se quer saber mais sobre o projeto aqui: https://g1.globo.com/vc-no-g1/noticia/que-brasil-voce-quer-para-o-futuro-saiba-como-enviar-o-seu-video.ghtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s