Série: Os Atributos de Deus – Parte 3

               Chegamos ao fim da série “Os Atributos de Deus” , em que já vimos o que são essas qualidades ou propriedades de Deus e o que os grandes pensadores disseram sobre o assunto. Se você não viu, pode ver aqui:

Série: Os Atributos de Deus

Na segunda parte ponderamos sobre “Os Atributos Incomunicáveis de Deus”. Você pode ler, ou reler no link:

Série: Os Atributos de Deus – Parte 2

Agora fique com…

Os Atributos Comunicáveis de Deus

Amor

                 A Bíblia declara explicitamente que “DEUS É AMOR” . (1 João 4.8)

           O amor, como um dos atributos de Deus, deve ser entendido, sobretudo, pelo aspecto do que os escritores do Novo Testamento chamaram de “amor ágape“, isto é, um amor profundo e incondicional, que ao mesmo tempo em que revela grande afeição, também revela cuidado, zelo, correção e abnegação. O apóstolo Paulo escreveu que o amor de Deus é derramado no coração dos cristãos, pelo o Espírito Santos (Romanos 5.5).

              Certamente a maior manifestação do amor de Deus foi enviar Jesus, seu Filho, para morrer pelos os pecadores (João 3.16). A expressão “amou de tal maneira”, expressa amor sem limite.

                 Se Ele fosse mais amor do que justiça, santidade e retidão, Ele poderia ter perdoado os pecadores sem precisar sacrificar seu próprio Filho.

 Bondade

             Esse atributo está diretamente ligado ao atributo do amor, enfatizando a benevolência de Deus para com suas criaturas. A bondade de Deus também implica na realidade de que tudo o que Ele faz é essencialmente bom e legítimo, mesmo que o homem não compreenda (Salmos 86.5 e Salmos 100.5).

 Misericórdia

                     A misericórdia é outro atributo que também está ligado ao atributo do amor, e revela a compaixão e piedade Deus para com os miseráveis e angustiados (Efésios 2. 4 e 5).

          Além da misericórdia e bondade (citada acima), existem várias outras características de Deus que estão relacionadas ao atributo do amor, como por exemplo, a benevolência, a benignidade e a longanimidade.

 Sabedoria

Significa que Deus é infinitamente sábio, de modo que Ele próprio é a fonte da sabedoria. Além disso, devemos entender que a sabedoria de Deus é completamente superior à sabedoria dos homens. A Sabedoria aprendeu com Ele (Provérbios 8.30).

 Justiça

                     Deus é plenamente justo e perfeito em sua retidão. Não há injustiça em Deus, e dele não provém nenhum tipo de desigualdade. Ele sempre é correto, e seus juízos são perfeitos (Salmos 11.7 e Atos 17.31).

 Santidade

                  Deus é completamente separado do pecado, e totalmente comprometido com sua honra. Ele nunca está relacionado a qualquer coisa impura ou qualquer comportamento indigno (1 Pedro 1.15 e 16).

 Veracidade

              Deus, e tudo o que provém dele, é verdadeiro, infalível e absolutamente confiável, de modo que Ele é o próprio Deus verdadeiro (João 17.3).

Liberdade

       Deus não precisa de nada nem ninguém para fazer o que quer, ou seja, Ele é completamente livre para executar sua vontade (Mateus 11.26).

 Paz

               Esse atributo de Deus nos revela que nele próprio, ou em qualquer uma de suas ações, não há nenhum tipo confusão ou desordem. O seu Filho Jesus é o Príncipe da Paz Is 9.6.

            Esta concisa apresentação dos atributos de Deus não é exaustiva, pois é um estudo limitado pela nossa compreensão do ser de Deus. Sem dúvida, mesmo diante de nossas limitações, estudar sobre quais são os atributos de Deus é algo maravilhoso que nos leva a admirar sua majestade, magnificência e grandiosidade do Deus Único e Verdadeiro (1 Tessalonicenses 1.9).

SOBRE O AUTOR: O pastor José Maria do Nascimento é um Eletricista Industrial aposentado, ministro do Evangelho desde 1984, possui bacharel em Teologia pela IBETEL e professor de Teologia por 25 anos em São Paulo e no Paraná.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s