Minha Mãe Disse Que Vai Comprar Um Cachorro Chique Para Mim!

                “Minha mãe disse que vai comprar um cachorro chique para mim! ” – ouvi essa sentença de uma garotinha de 9 anos de idade. Fiquei sem ação na hora, mas depois fiquei ponderando sobre isso. Que ponto chegou a educação que os pais estão dando aos filhos?

                O que estão instruindo sobre o que é ser chique? Ser chique é comprar o que for mais caro? O que os outros vão dizer que é chique?

                O que é chique na verdade? Aquele, aquela ou aquilo que tem requinte, charme, elegante, seja fino ou que se arranja ou se organiza de forma adequada.

                Bons tempos que ter requinte era ter boas maneiras. Que dizíamos que uma pessoa teria charme, quando, às vezes, essa não era tão bela, mas gentil e bem-educada. Ser elegante era estar bem vestido para todas as ocasiões. Ser fino era tratar bem as pessoas não importando a idade, raça, religião, etc. Enfim, ser chique, um dia já foi seguir as regras de etiqueta (e ética) de uma sociedade.

                 Hoje eu não sei de mais nada. Acho que minha geração foi a última a produzir pessoas chiques de verdade. Nostálgica? Talvez! Contudo constatando o quanto faz falta uma família que passe os melhores valores (não no sentido monetário, mas no sentido de importância)para os filhos.

                E por ponderar em valores, o que uma mãe dizendo que vai comprar uma vida deve estar introduzindo, inconscientemente, à vida da sua própria filha? Em um mundo com tantos animais (e pessoas) sendo abandonadas, ainda vivemos numa cultura de comprar animais domésticos para os filhos? Eu penso que isso é extremamente preocupante!

               Talvez, quem esteja lendo isso esteja pensando que estou exagerando, mas eu sei, como mãe e professora, o quanto as crianças são influenciáveis, por isso o ato de educar é tão importante! E que nossos filhos e alunos seguem mais nossos exemplos que nossas ordens. Muitos gestos e atitudes dos adultos são absorvidos pelas crianças sem que ninguém perceba, mas que podem desencadear uma série de episódios bons ou maus, dependendo dos arquétipos aspirados. Como dizem, as crianças são como esponjas!

             Acredito que a maioria das pessoas concordam que a boa educação venha de casa. É tão notório, que os professores reconhecem aquele aluno, aquela aluna que tem uma família presente na vida dos filhos, independente dos problemas familiares de cada um. Por favor, ensine nossas crianças a serem chiques de verdade!!!

               Qualquer dúvida, não comparando um livro com o outro, leia a Bíblia e o livro da Glória Kalil.

“Ensine seu filho no caminho que deve andar, e ainda quando for velho não vai se esquecer dele. ” – Parafraseando Provérbios 22.6.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s