Inspiração ou Aspiração

               Inspiração e Aspiração você sabe a diferença? Eu prestei atenção nessas palavras por causa de uma pessoa que me inspira e isso fez toda a diferença na minha vida e a partir daí o que antes eu fazia inconscientemente, comecei a tomar algumas decisões muito consciente de como e em que gasto/invisto minha atenção e meu tempo.

               Diariamente somos bombardeados com informações reais e “fakes”, que nos fazem sorrir, se emocionar, sentir-se indignados, surpresos, orgulhosos e, às vezes, com raiva. E não estou falando só das redes sociais, falo também de todas as mídias e da vida real mesmo, até na hora do intervalo do trabalho pode acontecer algo que nossos sentimentos sejam aflorados de positiva ou negativa.

                Há uma linha tênue entre as pessoas que nos inspiram e as que nos aspiram e temos que ter cuidado para não nos perdermos. Claro que o autoconhecimento aqui é muito importante e não precisa ser nada tão profundo, só questione-se quais sentimentos possui diante daquela informação, te faz bem ou te faz mal? Te acrescenta algo? Vai te levar à algum lugar? Te Inspira? Ou te Aspira?

                O que pode ser Aspiração? Desejar profundamente ser como aqueles a quem você visualiza como sendo perfeitos; almejar a vida que eles têm, pretender ser ou ter o que aqueles “influencers” tem, basicamente querer ser iguais a eles. Isso pode te frustrar e te deprimir logo de cara por sentir desde o primeiro momento que não tem e nunca terá aquela “vida perfeita”. Ou te faz consumir maquiagem, roupas, livros, status (é essa a atitude que os marqueteiros querem que você sinta), e se, por ventura, conseguir sentir-se por um momento feliz, certamente vai ter outra coisa, outro “influencer” melhor ou mais importante, e isso pode te fazer viver um círculo vicioso, te fazendo sentir-se fracassado a cada tentativa. Então não vale seguir ou ficar perto de pessoas assim.

Aspirar nada mais é te despertar a emoção do momento! Que depois pode se tornar uma grande frustração e até mesmo uma depressão.

                O que pode ser Inspiração? É quando aquilo que vê, lê, assisti, convivi te instiga, te faz ponderar, te encoraja a pensar “fora da casinha” e usar tudo isso para ser uma pessoa melhor. Sabe aquela pessoa, post, artigo, livro, filme, etc. que te impulsiona, faz sentir algo novo, te faz querer buscar, sem perder o foco teus objetivos por conta própria e não pressão externa (como os aspiradores). Inspiradores merecem toda a nossa atenção.

Inspirar é te despertar para o próximo passo, do autoconhecimento e dos teus objetivos.

               É questão de fazer um filtro: por que estou lendo esse livro? Será que é porque todo mundo está lendo? Ou porque ele realmente é bom para mim? Por que assisto o que assisto? Por que consumo o que consumo (roupas, sapatos, restaurantes, etc.)? Para me sentir aceito entre meus “amigos” (entre aspas, porque amigo de verdade te aceita como você é), para engradecer meu ego e/ou porque simplesmente não consegue se desligar de tudo e acaba se esquecendo do essencial?

                Confesso que ainda estou no processo de transformação, ainda me pego no meio de uma conversa, ou de um vídeo me perguntando: o que isso me adiciona? Contudo, já vejo uma mudança na qualidade do meu tempo.

                E para finalizar, aqui vai uma sugestão: se aquilo que você consome te faz tão mal a ponto de você querer revidar, fazer um comentário que vá ofender pessoas…. Pare! Você pode estar se tornando um “hater” (aquela pessoa que, gratuitamente xinga e ofende as pessoas na Internet)!!! Apenas caia fora ok? Como já foi dito no artigo anterior:

4 Tipos de Pessoas e Suas Verdades nas Redes Sociais

               Pondere sobre isso e descarte o que não vai fazer diferença na tua vida. Faça tuas escolhas, porque se não as fazer, por exemplo, os algoritmos das redes sociais (baseado no que você consume) vão fazer as escolhas por e para você.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s