Cultura do Elogio

                        Já falei aqui sobre o poder do elogio na vida de uma criança, que você pode ler aqui:

Quer crianças seguras e felizes? Elogie

                        Contudo essa semana ouvi, mais uma vez, sobre “fazer elogio” e não por um indivíduo, mas por cidade que tem essa cultura e penso que isso é fascinante! O que veio de encontro com outro termo que ouvi a mais um menos uns dois meses: “Cultura da Honra” que consiste em mudar a forma de olhar as pessoas, ao invés de critica-las, procurar algo para elogia-las, mas não só na aparência física, mas o que ela faz (se faz bem, não vale mentir hein!), se é um bom profissional, se é atencioso, se está sempre de bom humor, se é um bom pai, filho… Algo que realmente admire de verdade nessa pessoa.

                        Mas o que é cultura mesmo? Segundo o dicionário:

“Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro. ”

            Já morei em algumas cidades em São Paulo e Paraná e conheço pessoas de várias partes do Brasil e a cultura é sempre a mesma: a maioria das pessoas ficam famosas em suas respectivas comunidades por conta daquilo que fizeram que é considerado politicamente incorreto ou são dignas de dó. Por exemplo, “Você conhece a fulana? Aquela que é mãe solteira!”, “Sabe o sicrano, aquele que separou da mulher para casar com uma moça novinha!” ou “Lembra da beltrana, aquela que está com (ou teve) câncer, coitada! ”.

            Pessoas tornam-se rótulos.

            Agora imagina uma cidade megametrópole como Nova Iorque uma pessoa desconhecida passa por você e elogia teu sapato! A pessoa, provavelmente, nunca mais vai te ver, ou seja, o elogio não foi feito por interesse, mas pode mudar teu dia. Já ouvi vários relatos desse tipo lá em NY, faz parte da cultura dos moradores da cidade. Até em filmes já vi personagens procurando alguma coisa para elogiar em outro personagem e algumas vezes não encontram algo tão evidente e elogiam um botão, mas não deixam de elogiar.

                      Seria muito bom se tivéssemos essa cultura em nossa casa, trabalho ou mesmo na nossa cidade! Mudar uma cultura é muito difícil, mas não impossível. Posso começar agindo com as pessoas do meu convívio, família, colegas de trabalho, igreja e/ou clube. Eu tenho tentado me policiar sobre isso, porém quando faço um elogio o resultado é imediato. A cara de surpresa, o brilho no olhar, o sorriso e a fala: “Você reparou? ”, não tem preço.

                      Você também tem esse poder de mudar o dia de alguém apenas com um elogio sincero.

                     Se você é pai, mãe, cuidador ou professor de crianças, com certeza, terá muitas oportunidades de poder mudar essa mentalidade, inclusive com teus exemplos! Proponho você fazer um elogio por dia, ou compartilhar algo que alguém fez, um artigo, um artesanato…. No final, quem pode ganhar o dia seja você.

Que tal difundirmos essa cultura de honra e elogio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s