Livro: Extraordinário

                      Ok. Confesso, esse foi um dos livros que comprei depois de ter me apaixonado pelo filme! O livro estava na minha lista de desejos, porém depois do filme (que super indico também), não teve jeito, comprei e o passei na frente de toda a minha lista e valeu a pena!

                               Há algo biográfico, ou melhor, impressões biográficas, por ser filha de imigrantes da Colômbia, a autora Raquel Jaramillo Palacio, escreve com um olhar, que ao mesmo tempo, consegue entender como se organiza a sociedade norte-americana (que se aplica a grandes centros ocidentais) e como as pessoas, como indivíduos e família reagem a essa comunidade agitada e globalizada, tendo como enredo principal a história de August, um menino que nasceu com uma deformidade genética e rara (bem acentuada em seu rosto) e que antes estudava em casa com a mãe (isso é permitido nos Estados Unidos), vai estudar em uma escola regular no 5º ano. Se um aluno considerado normal, isso seria bem difícil a adaptação aos horários, colegas, professores e disciplinas, imagine para um menino como ele. É claro que todos à sua volta são afetados direta e indiretamente.

                               É um livro realmente extraordinário, não só pela história bem contextualizada, abrangendo vários assuntos cotidianos (com o agravante da “anomalia” que algumas pessoas enxergam em August), mas também pela forma de como foi escrito. Isso realmente me surpreendeu! É usual o autor utilizar-se de uma das ferramentas de narrador (narrador personagem, onisciente ou observador), contudo a autora prefere ”fazermo-nos ouvir” os vários lados dessa narrativa, então, ao invés de só sabermos o lado de August, que é o personagem principal, podemos saber os argumentos e atitudes de outros personagens envolvidos.

                               O que para mim foi a grande sacada! Sempre quero saber mais sobre outros personagens de um livro, desta vez, fui felizmente surpreendida.

                               O diretor do filme também utilizou esse mesmo recurso, o que foi ótimo também. E os atores de primeira como o pequeno Jacob Tremblay, como personagem principal, Julia Roberts sendo a mãe, Owen Wilson como pai e Izabela Vidovic como a irmã mais velha e para finalizar com chave de ouro (me senti orgulhosa) como no livro a avó materna do personagem principal é brasileira, chamaram a Sonia Braga para o papel (gostei de, desta vez, não chamarem um gringo para fazer o papel de um brasileiro como “Comer, Rezar e Amar”!).

                               Ou seja, excelente história e ótimo elenco só poderia sair um filmaço!

                            Indico esse livro à todos, principamente aos pais e professores, pois é rico em detalhes de como lidar com uma situação atípica em que não só um filho/aluno pode sofrer com o “problema”, mas toda a família, comunidade escolar e amigos.

                               Algumas frases ficaram bem famosas neste livro, mas quero destacar as que mais gostei e grifei no meu livro (sim, sou dessas pessoas que marcam os livros, não me julguem!)

 

“Acho que devia haver uma regra

que determinasse que todas as pessoas do mundo

tinham que ser aplaudidas de pé pelo menos uma vez na vida.”

 

“A melhor medida

é o que vocês fizeram com o tempo,

como escolheram passar os dias

e quem cativaram.

Para mim, essa é a melhor medida do sucesso.”

 

“Vamos criar uma nova regra de vida…

sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário.”

 

“A grandeza não está em ser forte, mas no uso correto da força…

Grande é aquele cuja força conquista mais corações.”

Henry Ward Beecher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s